Rio-alem-da-praia

Outeiro da Glória

abril 07, 2016Marcele Puppim

Igreja do outeiro  da Glória

Olá pessoal! Estou muito feliz! Sabe....Eu amo muito essa série Rio além da praia (vídeo no final do post), tenho oportunidade de conhecer locais tão maravilhosos quanto as praias do Rio.



outeiro-da-gloria-igreja-rio-de-janeiro

Hoje visitei a igreja do Outeiro da Glória, vou te contar um pouquinho sobre essa famosa igreja;)

lateral-igreja-da-gloria

Construção:

A historiografia registra controvérsias quanto à autoria e à data da construção do templo definitivo. Porém a versão mais aceita, é a de que as obras datam da segunda metade do século XVIII (em torno de 1714) e que foram confiadas ao engenheiro e arquiteto, Tenente-Coronel José Cardoso de Ramalho, nomeado por D. João V para o posto de Capitão de Infantaria da Capitania do Rio de Janeiro. Ficou pronta em 1739.

A igreja é considerada uma das joias da arquitetura colonial do Brasil e um dos mais característicos monumentos da cidade. Dada a sua localização elevada, é facilmente visível do Aterro do Flamengo , marina da glória e arredores. (tem uma vista linda)

vista-do-outeiro-praia-marina


Museu:

A igreja possui um museu (Museu Mauro Ribeiro Viegas),que foi inaugurado em 1942, durante a provedoria de Thiers Fleming (1939/1944), com o nome de Museu Artístico, foi reorganizado e reaberto ao público em 1985 na provedoria de Mauro Ribeiro Viegas.
O museu possui um acervo Com quase 1.000 peças catalogadas. Destacam-se, entre os objetos: Um cálice de prata dourada, oferta da Imperatriz D. Amélia, e lâmpadas de prata doadas por D. Pedro II. Pinturas, jornais e outros objetos, infelizmente não pude visitar o museu estava fechado nesta ocasião.
museu-outeiro-igreja
Possui também uma biblioteca.
biblioteca-mesa

coroa-real


Família Real 

A Igreja ganhou enorme prestígio quando da chegada da Corte Portuguesa, em 1808. A família Real tinha especial predileção por ela. Em 1819 a princesa Maria da Glória foi trazida por seu avô, D. João VI, para a cerimônia da consagração. A partir de então todos os membros da família Bragança, nascidos no Brasil, são consagrados na Igreja.

Formas de acesso : Ladeira da Glória, plano inclinado ( possibilita acesso a cadeirantes) e escadaria ao lado.

plano-inclinado-escada-elevador

bebedouro-paisagem-verde


igreja-da-gloria-outeiro

Excelente passeio para família! Local tranquilo, fresquinho (por ser no alto ''bate'' um ''ventinho'' bem gostoso rs ) e possui uma bela vista ;)




Vídeo Rio além da praia!! 
Outeiro da Glória





E ai, gostaram do passeio? 

E você, já visitou o outeiro da Glória ?! quero saber rs, diga nos comentários ;)

Outeiro da Glória
Endereço: Praça Nossa Sra. da Glória, 135- Glória, Rio de Janeiro - RJ, 22211-110 Telefones: (21) 2225-2869 (21) 2557-4600  Fax: (21) 2557-6908 E-mail: irmandade@
outeirodagloria.org.br

Horário para visitação:
Segunda a Sexta-feira 09h às 12h. e 13h às 16h - Sábado e domingo 09h às 12h

↓ ↓ ↓ Para compartilhar é só clicar aqui embaixo ↓↓↓ ;) ↓ ↓ ↓

↓ ↓ ↓ Posts relacionados ↓ ↓ ↓

0 comentários

Google+

Instagram

Twittando...